Ginecomastia
Aumento do volume da mama masculina
O aumento de volume mamário nos homens denomina-se Ginecomastia, se o tecido fôr essencialmente tecido mamário e Pseudoginecomastia se fôr por depósito de gordura.
É relativamente frequente nos jovens rapazes na adolescência, (13-14 anos), sendo provocado por um distúrbio hormonal transitório. Pode ser unilateral ou bilateral e desaparece na maioria dos casos no final da adolescência.
Se fôr um aumento de volume grande, deve-se operar sem demora, de forma a que os rapazes mantenham uma vida normal e sem complexos. Se a ginecomastia aparecer antes da puberdade, a pediatria deve efectuar um estudo hormonal completo a essas crianças.
No adulto, as causas mais frequentes são o excesso de peso e a propensão genética. Entre outras causas temos a ingestão de alguns fármacos, doenças do fígado, tumores, etc …
A ginecomastia provoca um grave desconforto nos rapazes, potenciando atitudes de distanciamento social e séria diminuição da auto-estima. Se fôr grave, deve corrigir-se com brevidade, de forma a evitar problemas na evolução psico-motora.
Os homens adultos procuram ajuda, na larga maioria dos casos, no contexto de melhoria do contorno corporal, sendo associado à correcção de acumulação de gordura noutras áreas corporais.
Cirurgia
A cirurgia é efectuada sob sedação e anestesia local ou sob anestesia geral e tem a duração de 30 minutos a 2h:30 minutos, dependendo das técnicas cirúrgicas que sejam necessárias para a sua correcção.
O paciente fica, no máximo, 1 noite na clínica e sai com um colete compressivo.
Pós-operatório
Para um rápida recuperação, recomendo:
- Uso de gelo;
- Uso do colete compressivo durante 30 dias;
- Não molhar as feridas operatórias;
- Ausência de esforços.
O regresso à vida sócio-profissional é em média 3-7 dias para profissões não braçais.
Veja Antes e Depois
Caso Clínico 1
Caso Clínico 2